A mesa da sua Bike está no tamanho e angulo correto?

Sistema Angul Utilizado do #ECMBF

No artigo, “Mesa não é questão de estética”, publicado aqui no site e na Revista Bicicleta, recebemos várias mensagens perguntando: “Como sei qual é a mesa correta para minha bike?”

Ficou nítido como as pessoas não tem certeza que a mesa da sua Bike está no tamanho e grau de inclinação ideal. Acreditam que está tendo o máximo de conforto e desempenho, mas na maioria das vezes isso não é verdade.

É fácil observar que a maioria das pessoas utilizam a mesa baseado naquilo que observam nas outras bicicletas. Exemplo disso é a quantidade de pessoas que passaram a utilizar mesas com alto grau de inclinação negativo, apos Jaroslav Kulhavy adotar uma mesa comprida com alto grau de inclinação negativo e um selim totalmente recuado em canote com seat back e o bico do selim inclinado para baixo.

Jaroslav Kulhavy's Bike

Jaroslav Kulhavy’s Bike

Claro que nada disso é por acaso, e vem para atender a suas necessidades particulares. Isso não quer dizer que se você colocar sua Bike na mesma configuração da Bike dele, vocês dois poderão disputar de igual para igual na final do campeonato mundial. Cada um deve respeitar suas limitações e especificidades para assim poder tirar o melhor proveito de sua bike.

Será que todas as pessoas que vemos desfilando suas Bikes Aro 29, com mesas altamente negativas realmente deveriam estar usando essas mesas? Não me canso de assistir atletas com essas mesas apresentando dificuldade de respirar com um diafragma travado, apresentando perda de dirigibilidade e consequentemente perda de rendimento.

Então voltamos a primeira pergunta: “Como sei qual é a mesa correta para minha bike?”. Não existe milagre e nem mesmo um aparelho que meça sentimento. É comum ouvirmos: “Pedalo nessa posição porque me sinto bem”. Para pedalar bem é preciso ter conhecimento e equipamentos adequados.

Atualmente o #ECMBF – Estúdio Carlos Menezes de Bike Fit, conta com o mais real e preciso aparelho para avaliação e simulação de diferentes ângulos e comprimentos de mesa. O sistema Angul da Retul é utilizado durante a sessão Bike Fit e ao final o ciclista saberá exatamente qual a melhor configuração para sua bike.

Marque uma avaliação em www.carlosmenezes.com.br e descubra qual a mesa ideal para sua bike.