Sitema Retul

O que é  Retül?

A tecnologia Retül é um sistema de captura de movimento específica para Bike Fit, desenvolvido para prover ao bike fitter qualificado dados de extrema precisão. O sistema incorpora medidas tri-dimensionais (3D), capacidade de relatórios imediatos, e uma ferramenta de digitalização com especificação milimétrica para fornecer a FERRAMENTA DINÂMICA de bike fit mais precisa no mercado.

O objetivo da tecnologia Retül é auxiliar o bike fitter à tomar decisões objetivas e precisas no processo do bike fit, já que um bike fit adequado é um dos fatores individuais mais importantes para performance e eficiência ideais, prevenção de lesões, e conforto sobre a bicicleta. Um bike fit adequado não fornecerá ao ciclista somente a maneira mais econômica de dispender energia, mas também irá prevenir dores comuns no joelho, quadril, e lombar, principalmente em ciclistas que estão tentando adaptar seu corpo à uma bicicleta que já possuem.

O sistema Retül faz uma leitura dos movimentos do ciclista enquanto ele está em movimento na bicicleta, e leva em conta os 3 planos de movimento (3D). Este tipo de resultado não pode ser precisamente capturado com análise de vídeo 2D, bike fit estático, ou à olho, e elimina a natureza hipotética e a adivinhação do bike fit. O resultado é que o ciclista terá um posicionamento ideal e real para sua bicicleta, maximizando eficiência e performance e prevenindo desconforto e lesões.

Principais conceitos

Schleck Bros

Os irmãos Schleck em uma sessão de Bike Fit com o sistema Retül

– Bike Fits devem ser dinâmicos

– A maioria dos especialistas em Bike Fit realizam as medições em posição estática. Isso pois as ferramentas tradicionais (trena, fio de prumo, e goniômetro) não oferecem medidas precisas enquanto o ciclista está pedalando. Utilizando tecnologia de captura de movimento, o sistema Retül registra o posicionamento do ciclista dinamicamente, criando assim uma imagem mais realista da pedalada e posicionamento do corpo do ciclista quando esse está durante uma pedalada.

– Medidas devem ser precisas
Medidas tiradas através das ferramentas tradicionais tem uma coisa em comum: estão sujeitas ao erro humano e consequentemente podem estar sujeitas à grandes imprecisões. Até pequenas imprecisões podem mudar drasticamente como um ciclista se sente após uma pedalada. O sistema Retül tem precisão menor que 1 milímetro, gerando relatórios verdadeiramente objetivos que serão utilizados pelo bike fitter para o perfeito posicionamento.

– Biomecânicas corporais são melhores acessadas de forma Tri-dimensional (3D)
Medidas coletadas de forma Bi-dimensional (2D, como em análises de vídeo) são relativamente limitadas pois permitem que o bike fitter analise somente um plano/visão de cada vez, tornando esses planos pontos de referência individuais. Para realizar as melhores recomendações de ajuste, o bike fitter precisa perceber que os planos frontal e lateral são pontos de referências inter-dependentes. Em outras palavras, os planos frontal e lateral devem ser analisados simultaneamente de modo que possa-se ver como todos os movimentos aplicáveis do corpo estão trabalhando juntos. O sistema Retül utilizada um sensor tri-dimensional para simultaneamente captar dados de diversos ângulos e medidas corporais.

The Retül difference

Linsey Corbin em uma sessão de Bike Fit com o Sistema Retül

O sistema Retül NÃO SUBSTITUI UM ESPECIALISTA EM BIKE FIT QUALIFICADO. O sistema Retül possibilita ao bike fitter ver resultados que não poderia com um sistema de bike fit tradicional, provendo informações necessárias para melhor servir ao cliente e ter as informações de bike fit mais precisas possível. O bike fitter ainda precisa compreender os aspectos principais da Anatomia e do ciclismo para realmente maximizar as capacidades que o sistema oferece!

O que o sistema Retül oferece ao Bike Fitter?

– medidas precisas e com repetição, diferentemente da utilização de medidas sujeitas à imprecisão e erro humano;

– ver o ciclista em três dimensões ao invés de duas, dando ao fitter uma visão mais ampla da biomecânica do ciclista durante a pedalada, eliminando a adivinhação;

– permite ao fitter analisar dados de um conjunto de ciclos de pedalada do ciclista, ao invés de basear-se somente em um quadro de vídeo;

– Calcular dados para o relatório em segundos, eliminando o processo manual após o término do fit.

Tudo isso visando o melhor posicionamento possível para cada ciclista!

E você? Retüled yet!?

Fonte: Retul WebSite – Tradução: Fernando Rianho