Quais são os indicadores na escolha do quadro ideal?

stack-reach-01Conforto é uma parte essencial para o ganho de velocidade, com isso seu ajuste em uma bicicleta contribui para o conforto e consequentemente para o ganho em desempenho. Quadros Cervélo tem uma geometria cuidadosamente planejado onde leva em consideração “fit-system neutral”. Baseando seus quadros em Stack & Reach.

Como ilustrado acima , Stack é o comprimento vertical do BB até o topo do headtube. Reach é o comprimento horizontal do BB para o centro do headtube. Mesmos dois pontos (bottom bracket and head tube), são apenas as distâncias vertical ou horizontal. 

Mas espere – como isso é melhor do que as formas tradicionais que temos para geometria de bicicletas por todos esses anos ? 

stack-reach-01

Como isso é utilizado para definir o tamanho do quadro?

Ainda é verdade que a posição do seu selim e guidão em relação ao BB é que vai  definir a sua posição. Nós não estamos sugerindo um ajuste diferente , estamos sugerindo uma maneira diferente de olhar para o tamanho do quadro.

stack-reach-02

Seat Tube

Era utilizado o tcomprimento do seat tube para definir o frame size.

Seat Tube não define o ajuste. Os quadros de cinza e preto acima têm a mesma forma, mas diferentes comprimentos de Seat Tube . Em outras palavras , “B” pode ser mais curto do que o “A” e você só precisa elevar para alcançar a mesma posição. Ou melhor dizendo se B= a um quadro 52 e A=quadro 54, com um simples ajuste de selim você estará na mesma posição mesmo utilizando dois quadros de tamanhos diferentes.

seattube-toptube-headtube

Head Tube

Também dê uma olhada no comprimento Head Tube. Na altura temos uma janela menor de ajuste quando comparado a janela de ajuste da altura do selim. Assim, alguns recomendam comparar os comprimentos do Head Tube. Mas bem como você pode ver (quadro cinza) , o garfo pode ser projetado maior (ou menor), então, para a mesma posição, o head tube fica mais alto (ou mais baixo). O mais interessante é que o comprimento da espiga do garfo, o BB drop e até mesmo o formato dos rolamentos internos/externos afetam o comprimento do Head Tube. Em outras palavras , “C” pode ser menor do que “D” e a sua posição ser a mesma , desde que o garfo, rolamentos internos externos, etc seja correspondentemente mais longo, ou até mesmo o BB drop.

stack-reach-03

Então comprimentos de seat tube, head tube and top tube NÃO SÃO INDICATORES para a definição do tamanho de um quadro. Eles são indicaradores INCERTOS, INSEGUROS, DUVIDOSOS, IMPRECISOS para um ajuste do ciclista na bike. That’s why we helped develop frame stack and reach.  É por isso que a geometria dos quados passou a ser desenvolvido a partir dos medidas do Stack & Reach. 

Mapeando o Stack & Reach

Mapeando os números de Stack & Reach para diferentes tamanhos de bike de corrida fica fácil observar o quão bem os vários tamanhos servem uma variedade de pilotos. Mapeamento do Stack & Reach é o mesmo que comparar a posição do Head Tube em relação ao BB.

 

stack-reach-04
Aqui está o que parece quando aumentamos o zoom na área perto do Head Tube:

stack-reach-05
Mapeando o Stack & Reach de diversas marcas é possível observar, a grande gama de possibilidades que o ciclista tem a disposição. Assim observamos que em algumas marcas quanto maior o quadro mais alta a caixa de direção e em outras isso não acontece. Dessa forma embora exista uma tendência de quadros serem geralmente longos e altos e curtos e baixos ainda assim é possivel encontrarmos marcas/modelos que trazem quadros curtos e altos, curtos e baixos, longos e baixos, longos e curtos. lembrando que quanto mais alto o quadro mais o Head Tube se move para perto do piloto.
Com isso praticamente desaparece do mercado a figura do Frame Biulder, uma vez que com a diversidade de geometrias existente hoje no mercado é possivel que o Fitter (profissional em Bike Fit) lhe ajude a escolher qual a melhor geometria para o sua constiruição antropometrica, capacidade motora e grau de flexibilidade.

Por que alguns quadros não cabem os ciclistas.

Com o mapeamento do stack e Reach é possivel explicar por que as vezes duas pessoas com a mesma altura e cavalo (comprimento do entre pernas) pode ficar pequena para um e qdequada para outra ou mesmo ficar adequada para um e grande para outro. A faixa de tamanho típico abaixo mostra que os três tamanhos menores , não traz o Head Tube mais perto do piloto. Apenas o tubo do assento é mais íngreme (daí o fabricante pode publicar um comprimento do Top Tube mais curto), se essas medidas tivessem seguido uma proporcionalidade, o problema seria resolvido com a adição de espaçadores e aumento do grau de inclinação da mesa. Por isso as vezes vemos ciclistas com uma grande quantidade de espaçadores abaixo da mesa e com mesas com graus positivos.

stack-reach-06

Então, como você sabe se um modelo realmente fica pequeno, grande ou adequado pra você?
 
Não existe outra maneira a não ser por meio de uma consulta a um Fitter (profissional em Bike Fit), pois quanto menor o Reach maior o angulo do tronco ao solo e menor o angulo de abertura do braço em relação ao tronco, mas isso só é possivel quando mantemos a mesma medida do Stack. Como essas duas medidas sempre mudam juntas as correlações são infintas. Por exemplo se diminuirmos o Reach e diminuirmos o Stack, o angulo de abertura do braço em relação ao tronco continuará diminuindo mas o grau de inclinação do tronco em relação ao solo diminuirá ao invés de aumentar, e vice-versa. 

Quando avaliamos os quadros da Cervélo abaixo – observamos que o headtube se aproxima do piloto a medida que diminuimos o tamanho do quadro na mesma proporção.

stack-reach-07Referencia:

Cervelo.com